Crianças pintando no teto
PROJETO CONHECENDO OS GRANDES MESTRES – MICHELANGELO
7 de setembro de 2016
arte para crianças - pintura observação
A IMPORTÂNCIA DA PINTURA E DOS DESENHOS PARA CRIANÇAS
5 de outubro de 2016

FAZER ARTE DIMINUI O ESTRESSE

Hortência Nunes se feliz com sua pintura
“Os artistas sabem muito bem: Fazer arte é na verdade, factualmente, bom para o corpo, mente e alma. ” Kaimal

Fazer arte é uma forma de traduzir para o mundo o que se passa no interior de cada pessoa.

Arte é uma atividade que está presente na vida dos seres humanos desde sempre, seja como forma de expressar suas necessidades, seus desejos ou como forma de expressar suas emoções e sentimentos.

"Eu não sou um artista!", você já deve ter dito isso inúmeras vezes na sua vida, sempre que teve vontade de fazer um desenho, uma pintura, ou uma escultura. Mas se você recordar seus primeiros trabalhos artísticos realizados na escola primária, vai se surpreender com a lembrança de ter feito um desenho ou uma pintura que fez seus pais sorrirem e brilharem os olhos, quando apreciaram a sua obra de arte. E inúmeras vezes este trabalho foi colado na parede, ou colocado em lugar de destaque para que todos da família apreciassem a sua obra. Naquele instante você começou a se expressar para o mundo, e deve ter tido sensações prazerosas de alegria e relaxantes, fazendo arte.

Estas sensações e emoções provocadas pelo fazer artístico, estão ligadas diretamente com o funcionamento do nosso organismo, causando um melhor desempenho na produção do hormônio do bem-estar. Devemos fazer arte, antes de adoecermos.

Estudos recentes realizados pela Girija Kaimal, professora pesquisadora da arte criativa e auto expressão criativa visual, com base em tarefas de desenho da Universidade de Drexel, Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos, constataram que o fazer artístico exerce efeitos positivos sobre os hormônios relacionados ao estresse e constatou que 45 minutos de atividade criativa diminui significativamente o estresse no corpo, independentemente da experiência artística ou talento, embora seja necessário um ambiente favorável a pratica artística.
O estudo tem como coautora de Kendra Ray orientanda de doutorado de Kaimal e Juan Muniz, que convidou 39 adultos com idades entre 18 a 59 anos, a participarem da pesquisa.

Antes de iniciar as atividades, os pesquisadores registraram os níveis de cortisol dos participantes do estudo. O cortisol é um indicador biológico relacionada ao estresse, quanto mais elevado seu nível de cortisol, mais estressado você provavelmente está.

Após o término da atividade, os pesquisadores novamente testaram os níveis de cortisol dos participantes. Aproximadamente 75% dos participantes apresentaram níveis mais baixos de cortisol, o que indica níveis mais baixos de tensão.

Os participantes escreveram relatos sobre as suas experiências durante o exercício. "Foi muito relaxante", escreveu um. "Depois de cerca de cinco minutos, eu me senti menos ansioso. Fazer arte me permitiu colocar as coisas em perspectiva ".

Os resultados da Kaimal confirmam o que os “viciados” em arte ao redor do mundo sabem muito bem: Fazer arte é na verdade, factualmente, bom para o corpo , mente e alma . Acalma a mente, relaxa o corpo e alimenta a alma.

Se você quer se tornar uma pessoa saudável, relaxada, sem estresse, alegre e feliz, venha aprender a fazer arte. A arte pode ser ensinada e aprendida. Nós não nascemos sabendo a fazer arte e sim com talento, facilidades e afinidades para potencializar a aprendizagem do fazer artístico.

Fonte:http://www.huffingtonpost.com/entry/study-says-making-art-reduces-stress_us_576183ece4b09c926cfdccac

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *