Conheça a trajetória da artista Maria José Boaventura.
Maria José Boaventura
Trajetória
Pinturas 1992 - 2016
"A arte nos coloca no mundo."
Formiguense de coração, participa ativamente da vida cultural, social e política da cidade. Acredita que arte tem o poder de alimentar a alma e o ser.
A artista acredita que a arte é a expressão de sentimentos e emoções, neste tempo em que estão todos expostos. A obra de arte é o resultado do processo do viver, do que os sentidos percebem e do que alma sente. A arte é o resultado de vivências e experiências estéticas, imagens carregadas de percepções sensoriais, emocionais e de sentimentos intrínsecos do nosso tempo.
Graduada em Biblioteconomia e especialista em Gestão e Políticas Culturais, especialista em Educação a Distância, dedicou-se aos estudos do ensino das Artes Visuais e História da Arte.
Em 1984 iniciou o Curso Livre de Pintura a Óleo com o professor Jorge Vieira na Sociedade Brasileira de Belas Artes na cidade do Rio de Janeiro.Participou de exposições e salões de Arte na Sociedade Brasileira de Belas Artes.Neste mesmo período, seus trabalhos foram selecionados para participarem da Exposição de Arte da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, onde teve a oportunidade de divulgar seus primeiros trabalhos no Brasil e em vários países das Américas e Europa.
Numa constante filosofia de atualização, participou de vários cursos de aperfeiçoamento em pintura, desenho, cerâmica, escultura, gravura e História da Arte nas Escolas, de Belas Artes da UFMG e Escola Guignard em Belo Horizonte. Aprimorou técnicas de pintura e desenho com Nilton Bueno, Geraldo Valério, Eugênio Paccelli, Letícia Grandinetti, Lincoln Volpini, Sebastião Xant, Solange Botelho e Patrícia Leite.
Atualmente atua como Tutora presencial do curso de especialização em Ensino de Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG e administra o Atelier Maria José Boaventura.
Conecte-se com Maria José Boaventura.
Numa constante filosofia de atualização, participou de vários cursos de aperfeiçoamento em pintura, desenho, cerâmica, escultura, gravura e História da Arte nas Escolas, de Belas Artes da UFMG e Escola Guignard em Belo Horizonte. Aprimorou técnicas de pintura e desenho com Nilton Bueno, Geraldo Valério, Eugênio Paccelli, Letícia Grandinetti, Lincoln Volpini, Sebastião Xant, Solange Botelho e Patrícia Leite.
Atualmente atua como Tutora presencial do curso de especialização em Ensino de Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG e administra o Atelier Maria José Boaventura.
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Transitar pelas pinturas da artista é perceber que a paisagem tem uma presença importante no trabalho, assim como a relação de afetividade pela cidade de Formiga. No primeiro momento o compromisso com a paisagem de representação histórica e documental da cidade se mistura com o desejo de fazer registros de um tempo, através da pintura.
No decorrer do trabalho o desejo de pintar e de representar a paisagem como compromisso histórico e documental é substituído pelo interesse na técnica e nas várias possibilidades que as cores, manchas, linhas e formas oferecem para a transformação na imagem. A ruptura com a pintura de observação rica em detalhes cede lugar a emoção que é intensificada por meio das deformações e das cores, surgindo como resultado do exercício constante da prática da pintura.
Portfólio da Artista
Ouvidos tapados – ast – 90 x 140 – 2006
Esta pintura faz parte da série Inquietações do corpo. Uma série de trabalhos que expressam o corpo que fala através da dança e do desejo escondido. […]Corpo livre – ast – 90 x 140 – 2006
Nesta série, a Inquietações do corpo a artista trabalha de uma forma alegre e colorida, com o corpo que fala através dos movimentos da dança e […]Bailarina – ast – 60 x 80 – 2004
As figuras humanas também sempre foram de interesse da artista e a partir destes últimos trabalhos as cores, as formas, as linhas e recortes, ocupam o […]Cítrico – ast – 80 x 120 – 2005
A ruptura com a pintura de observação rica em detalhes cede lugar a pintura abstrata e concreta que vem carregada de emoção e que é intensificada […]Peras e flores – ast – 90 x 120 – 1998
As pinturas com os temas de flores e as naturezas mortas, também foram pintadas com várias técnicas com cores, texturas e formas que possibilitaram a expressão, […]Série Meu olhar sobre Formiga – Beco dos padres – ast – 60 x50 – 2004
Este trabalho faz parte sa série “Meu olhar sobre Formiga” que é composta de 14 pinturas. Estas obras fazem parte do acervo do Museu Municipal de […]Mineirice – ast – 38 x 46 – 2004
Novas possibilidades surgem nesta fase, a artista viaja para a cidade do Rio de Janeiro, para aprimorar técnicas com o artista Sebastião Xant.Uma igreja para Formiga (detalhe) – ast – 100 x 200 – 2008
Pintura realizada na Praça São Vicente Ferrer, no Projeto Pintando ao Vivo.Uma procissão para Formiga – ast – 90 x 120 – 2006
Nesta fase a artista inicia uma outra técnica de pintura onde a imagem começa a ser desconstruída, mas surgem as cores, as manchas e as linhas […]Uma luz em Ouro Preto – ost – 60×50 – 2004
Várias pinturas foram realizadas neste período com cores fortes e texturas, que reforçam as luzes e as sombras e intensificam a expressão repleta de emoção.Um beco para os padres – ast – 60 x 80 – 2004
Nesta pintura inicia-se novas técnicas, com texturas, cores e recortes diferentes da fase onde a artista tinha um compromisso com pintura histórica.Luz interior – ast – 70×90 – 2004
Esta pintura foi realizada para registrar a “Luz interior” da nossa Igreja Matriz de São Vicente Ferrer em Formiga, Mg. O compromisso com a pintura documental, […]Tiradentes MG – ost – 50×60 – 2004
Tiradentes é uma cidade que inspira a artista, fez várias pinturas de suas ruelas. Nesta pintura também percebe a influencia das obras de Cezannè.Pintando Diamantina – ost – 50×70 – 2004
A artista começa a sofrer forte influência das obras de Cezannè. As cores ficam mais fortes e as pinceladas mais largas.Um olhar para o Convento do Caraça – ost – 60×80 – 2000
Um olhar para outros horizontes. Pintura que retrata o convento do Caraça, na região de Santa Barbara, MGVista do Rio Formiga – ost – 40×60 – 1990
Esta pintura teve como referência a fotografia de José Luís Amarante Garcia, seu irmão. A foto inspirou a artista, por se tratar de uma vista parcial […]Uma lenda para a cidade de Formiga – ost – 100×1500 – 2011
Esta pintura retrata a lenda da cidade de Formiga – MG, ela foi encomendada pelo excelentismo Sr. Prefeito Aluísio Veloso, durante sua gestão 2009/2012. Esta obra […]Igreja do Rosário – ost – 50×60 – 1990
Esta pintura retrata da Igreja do Rosário que existia em frente ao Colégio Santa Teresinha na cidade de Formiga e foi demolida em 1967, retirando da […]Fachada da Igreja Matriz São Vicente Ferrer – ost – 60×80 – 1998
A Igreja Matriz São Vicente Ferrer da cidade de Formiga MG, tem uma arquitetura do período Barroco e encanta pela sua beleza. Ela tem uma presença […]O Beco dos Padres – ost – 30×50 – 1992
Esta pintura do beco dos padres, que tem ao fundo a lateral esquerda da Igreja Matriz de São Vicente de Ferrer, sempre foi uma inspiração para […]Retratando Formiga no século XIX – ost – 60×80 – 1992
Esta obra Retratando Formiga no Século XIX, foi pintada no período em que a artista traduzia em seus trabalhos, o sentimento de amor e civilidade pela […]