” É na arte que o homem se ultrapassa definitivamente.” Simone de Beauvoir
Visitar exposições de arte, contemplar uma obra de arte, ter vivências estéticas e apreciar o Belo, são experiências que fazem bem para a saúde. “Quando uma pessoa tem sensações agradáveis, apreciando obras de arte e estabelecendo contato com as questões estéticas da arte, ela é estimulada a fruição. A percepção do novo, a curiosidade, as impressões do outro, as provocações dos sentidos, causam sensações de prazer ou de temor, que estimulam o organismo, causando emoções positivas e sensações de bem-estar, abaixando os níveis de citocina. ” Esta comprovação é o resultado de uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos. Para chegarem a esta conclusão foram selecionados 200 jovens, que passaram por experimentos.
Em um primeiro momento aos participantes falaram sobre a rotina – o que fizeram, e quais os tipos de emoções tinham experimentado ao longo do dia. Em seguida, os cientistas recolheram amostras dos tecidos das gengivas e das bochechas dos participantes, testaram os níveis de citocinas¹ e constaram que estavam altos. Após os jovens passarem por várias experiências, os pesquisadores recolheram novamente os tecidos das gengivas e das bochechas e descobriram que, os jovens que relataram ter emoções positivas – especificamente o temor ou a admiração – apresentaram os mais baixos níveis de citocinas. Em uma declaração, o principal autor Jennifer Stellar explicou que o sentimento de temor (temer ao novo) é crucial porque está “associado com curiosidade e um desejo de explorar, sugerindo respostas comportamentais antitéticas aos encontrados durante a inflamação, onde os indivíduos normalmente retirar-se outros em seu ambiente.”
“Essa admiração maravilhosa da beleza, promove níveis saudáveis de citocinas e sugere que as coisas que fazemos para experimentar essas emoções – como contemplar a arte, perder-se em uma boa música, ou apreciar a natureza – tem uma influência direta sobre a saúde e expectativa de vida”, UC Berkeley psicólogo e disse o co-autor Dacher Keltner. Citocinas são proteínas que causam a inflamação quando percebem uma ameaça ao sistema imunológico. Níveis altos de citocina, geralmente significa que o corpo está lutando contra uma infecção ou doença, e quantidades extremamente elevadas andam lado-a-lado com diabetes tipo 2, artrite, doença cardíaca e doença de Alzheimer. Citocinas também têm sido vinculados a depressão, enquanto bloqueadores de importantes hormônios controladores de humor e neurotransmissores, como a serotonina e dopamina.
(Fonte: http://hyperallergic.com/185754/looking-at-art-may-keep-you-fit-study-suggests/- por Laura C. Mallonee em 04 de março de 2015) – See more at: http://mariajoseboaventura.com.br/2016/07/28/apreciar-obras-de-arte-faz-bem-para-a-saude/#sthash.x4PWYJ2D.dpuf