ENTENDA COMO A ARTE PARA CRIANÇAS AJUDA A ESTIMULAR A INTELIGÊNCIA E ASPECTOS EMOCIONAIS FUNDAMENTAIS PARA O FORTALECIMENTO DE UM INDIVÍDUO MAIS SEGURO DE SI.

Arte na infância
A ARTE E A PERCEPÇÃO COGNITIVA NA PRIMEIRA INFÂNCIA
7 de outubro de 2016
BENEFÍCIOS DO DESENHO E DA PINTURA PARA AS CRIANÇAS.
12 de outubro de 2016

ENTENDA COMO A ARTE PARA CRIANÇAS AJUDA A ESTIMULAR A INTELIGÊNCIA E ASPECTOS EMOCIONAIS FUNDAMENTAIS PARA O FORTALECIMENTO DE UM INDIVÍDUO MAIS SEGURO DE SI.

Isabella-expressando-alegria
O desenho é um passaporte para um mundo de imaginação, livre expressão e autoconhecimento.

Fazer arte, ajuda a desenvolver a percepção, a inteligência e a emoção das crianças e incentivar, motivar e investir neste processo vai fazer toda a diferença na vida das crianças.

Durante as aulas de arte para as crianças no Atelier de Arte Maria José Boaventura, pode se perceber que nos primeiros contatos com o papel, a tinta e o lápis, tudo o que se vê são linhas, manchas, rabiscos e muita vontade de experimentação.

O papel fica pequeno, o lápis sem grafite, as canetinhas afundam as pontas, o pincel não satisfaz e o dedo assume sua função. As crianças ficam encantadas com os efeitos que produzem, com as cores que surgem a cada mistura, e se surpreendem com cada ação. E não tem intenção de representar coisa alguma, e sim de fazer, experimentar e criar algo que seja expressão de sua vontade.

Com o passar do tempo e com as propostas oferecidos às crianças, o desenho e a pintura evoluem, amadurecem e as crianças começam a perceber que podem mais, criam suas figuras com cuidado, acrescentam detalhes, observam algum objeto, conhecem os artistas plásticos e suas obras e começam as criarem as suas próprias imagens, repletas de expressão e emoção, porem com muita liberdade, sem correrem o risco de serem tolhidas e reprimidas. A flor vermelha de cabinho verde fica no jardim, a no atelier o que surgem são pinturas e desenhos de flores, da cor que eles querem.

"O desenvolvimento da criança permite que ela faça desenhos que se estruturam progressivamente de modo mais elaborado. No entanto na falta de oportunidades para desenhar e de orientações adequadas, o desenho pode ficar estagnado ou estereotipado", diz Rosa Lavelberg, especialista em desenho e professora da Faculdade de Educação da USP.

Ensinar arte para as crianças, é antes de tudo perceber que estas mesmas crianças precisam experimentar o fazer artístico como processo, que sejam motivadas a manusearem os vários materiais de forma cognitiva, porém sem esperar um resultado que atenda a expectativa do adulto. Assim sendo, estaremos dando a elas a oportunidade de estimularem suas inteligências dentro de suas capacidades, respeitando os seus aspectos emocionais, que são fundamentais para o fortalecimento de um indivíduo mais seguro de si.

Fonte: http://estilo.uol.com.br/gravidez-e-filhos/noticias/redacao/2012/11/08/desenhar-ajuda-a-desenvolver-percepcao-emocao-e-inteligencia-incentive-as-criancas.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *