arte para crianças - pintura observação
A IMPORTÂNCIA DA PINTURA E DOS DESENHOS PARA CRIANÇAS
5 de outubro de 2016
Isabella-expressando-alegria
ENTENDA COMO A ARTE PARA CRIANÇAS AJUDA A ESTIMULAR A INTELIGÊNCIA E ASPECTOS EMOCIONAIS FUNDAMENTAIS PARA O FORTALECIMENTO DE UM INDIVÍDUO MAIS SEGURO DE SI.
12 de outubro de 2016

A ARTE E A PERCEPÇÃO COGNITIVA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Arte na infância
Programe se para colocar o seu filho em um espaço próprio, para fazer arte. Faça escolhas observando se as metodologias são adequadas, e irão contribuir para o processo de desenvolvimento dos seus filhos, como intuição, criatividade e intelectualidade.
Além de ser uma forma da criança dialogar com o mundo ao redor, o desenho e a pintura são maneiras de entender como ela vê esse entorno. Formas, cores, amplitude, liberdade (ou a falta dela) ao expressar-se, tudo pode mostrar a visão que a criança possui dos círculos sociais em que está inserida.

Das garatujas, como são chamados os primeiros rabiscos das crianças, até o desenho figurativo, que ocorre por volta dos 4 anos, tudo tem significado. Peça a uma criança para desenhar e uma história sobre o seu desenho, e você sempre se surpreenderá – ali, geralmente, está uma visão complexa e cheia de vida de uma situação.

Porém, apenas olhos atentos e que estejam dispostos a incentivar essa expressão entenderão essa importância. Mas como atuar sem interferir e ajudar no desenvolvimento de seus filhos?

(Quase) tudo é permitido.

Programe se para colocar o seu filho em um espaço próprio, para fazer arte. Faça escolhas observando se as metodologias são adequadas e irão contribuir para o processo de desenvolvimento dos seus filhos, como intuição, criatividade e intelectualidade.

Faça do momento da pintura um momento de prazer e de sensações agradáveis.

A criança se expressa pelo desenho e pela pintura e portanto, nessa aventura não há certo nem errado. Cada criança terá um estilo, um modo de expressar por meio dos riscos e rabiscos. O ideal é que possam fazer isso livremente, sem interferência, mas com orientação, para sentirem-se seguras de que podem “falar” o que sentem e pensam sem serem cobradas ou julgadas por isso.

Lembre-se de que esse momento é uma preparação para o aprendizado que a criança terá depois, inclusive o escolar. Quanto mais ela estiver familiarizada com o expressar-se por meio da arte, mais facilmente trabalhará atributos como percepção, criatividade, que vão interferir diretamente no momento da alfabetização.

Fonte: http://mundowaldorf.com.br/a-importancia-do-desenho-e-da-pintura-para-a-crianca/

Agende uma aula gratuita para seu filho no Atelier de Arte Maria José Boaventura.
Fale com o Atelier: +55(37) 99988-1884 | +55 (37) 3322-1883 e verifique o melhor horário e data para a aula experimental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *